quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Deus,
dá-me a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não posso mudar;
Coragem para mudar as coisas que posso,
E sabedoria para entender a diferença!
Viver dia a dia
Apreciar um momento de cada vez.
Aceitar as dificuldades como parte do caminho para a paz
Confiando de que Ele fara tudo bem feito
Se eu me submeter a Sua vontade;
Que eu possa ser feliz nesta vida,
E muito feliz com Ele para sempre
Na proxima vida.

Reinhold Niebuhr

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

A Maria, aquela que subiu ao Céu

Ainda sinto a força daquelas palavras da primeira leitura, do livro do Apocalipse:
"Estava para ser mãe e gritava com as dores e ânsias da maternidade. E apareceu no Céu outro sinal: um enorme dragão cor de fogo, com sete cabeças e dez chifres e nas cabeças sete diademas. A cauda arrastava um terço das estrelas do céu e lançou-as sobre a terra. O dragão colocou-se diante da mulher que estava para ser mãe, para lhe devorar o filho, logo que nascesse. Ela teve um filho varão, que há-de reger todas as nações com ceptro de ferro."

Os gritos dessa mulher são os nossos próprios gritos perante a dor e o sofrimento. O dragão é o mal que nos rodeia, o mundo que não nos compreende. Mas no fim não é o dragão que vence mas sim esse Menino que Maria ariu como qualquer outra mulher. Sim, porque Maria é uma de nós que teve a graça de ser escolhida para mãe do Salvador. Ela foi a primeira a acreditar, contra todas as expectativas. Nós, mesmo depois de 2000 anos continuamos a duvidar. Quantas vezes somos o dragão do Apocalipse que quer devorar o Menino para não escutar a Sua mensagem de amor?! Que eu consiga olhar para Maria como uma mulher exemplar, que foi a primeira cristã e acreditou sempre, mesmo nas dificuldades, no sofrimento, na dor, na surpresa, no silêncio do seu coração. O Filho tornou-a numa mulher priveligiada que caminha à frente dos cristãos, homens e mulheres, para lhes mostrar o verdadeiro significado da fé: "Fazei o que Ele vos disser!".

Por Jesus, Maria foi elevada aos céus onde vela e intercede pelos homens e onde espera por nós!


quarta-feira, 8 de agosto de 2007


"Uma vida feliz é o que todos queremos construir. Se, ao fazê-lo, não causarmos infelicidade a ninguém, isso já será uma fonte de felicidade.

Sabendo que, no fim da caminhada, deixaremos tudo o que temos e levamos apenas o que somos - sejamos pontes para a eternidade, para o Amor. Na certeza de que não somos donos da vida, embora tenhamos a chave do viver em Jesus Cristo Ressuscitado.

Na certeza de que temos uma raiz de plenitude no viver, saibamos construir, desde já, uma vida com sentido e que seja fonte de felicidade em cada momento que a vivermos.

O limite, o medo, a morte. são as razões pelas quais a vida é tão breve. Quando conseguirmos anular isto da nossa mente e do nosso sentir, projectaremos e viveremos uma vida feliz."


Frei Dino Costa in revista Bíblica nº 311

sexta-feira, 3 de agosto de 2007


Hoje é dia de louvar a Deus pela vida de uma grande amiga, de uma rosa que eu cativei ao longo da vida e que me cativou a mim. Através dos seus olhos, eu percebo o amor de Deus na minha vida. Para ela, os meus parabéns e desejo que Deus encha a sua vida de bençãos.