domingo, 21 de outubro de 2007

Somos Um...

Esta semana participei na Eucaristia animada pelo grupo de jovens da minha paróquia. A música que eles escolheram para a Acção de Graças resumiu aquilo que eu senti, hoje. O refrão dizia "Somos um...", somos um com Deus, somos um em comunidade com os outros. Ao olhar a minha comunidade, constituida por pessoas de todas as idades e pessoas com características, com dons tão diferentes e, afinal, ali, em comunidade, somos tantos mas "Somos Um...". É aqui que reside o espírito de ser comunidade, sentirmo-nos um com o Pai e com os irmãos. Hoje, eu, nesses momentos da Eucaristia, senti-me uma Contigo, Pai amoroso, e com os irmãos, novos e velhos, que me rodeavam...É tão bom sentir-me assim, amada por Ti.

domingo, 7 de outubro de 2007

Senhor, abençoa os jovens


A catequese já começou, aqui na minha paróquia. Mais uma vez tenho o desafio de acompanhar um grupo de jovens ao crisma. Tarefa difícil não acompanhá-los ao crisma, é conseguir que percebam que o crisma não é meta onde têm que chegar mas que o crisma é o ponto de partida para uma vida cristã verdadeira e responsável. Por vezes penso que os "meus" jovens são superficiais e que não conseguem abrir o coração à mensagem de Jesus Cristo. Ontem surpreenderam-me pela positiva, senti o despertar de profundidade nas suas respostas. O segredo é fazer as perguntas certas. Que Deus me ajude a conseguir entrar por esta porta entreaberta. Senhor, peço-te do fundo da alma abençoa os jovens que te procuram e que tentam encontrar um lugar no teu regaço.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Combati o bom combate...

Este domingo prestei especial atenção à liturgia da Palavra. O profeta Amós falava do luxo, da ostentação e dos "voluptuosos", palavras que se completam no Evangelho com a parábola do homem rico (que nem tem nome) e o pobre Lázaro. Quantas vezes nos esquecemos de olhar à volta? Quando o homem rico se apercebeu do erro já era tarde de mais. Acontece muitas vezes não ajudarmos alguém no momento em que precisa para depois nos arrependermos quando já não há retorno. Mas a frase que me ficou a ecoar na cabeça (e no coração) foi aquilo que S. Paulo diz numa Carta dirigida a Timóteo, "Combati o bom combate da fé...". Já muitas vezes ouvi esta frase sem que ela me tocasse verdadeiramente. Fez-me pensar se serei capaz de dizer sinceramente, como Paulo, "combati o bom combate da fé...". Primeiro uma interrogação, poderá um combate ser bom?! Tenho empreendido muitos combates pela fé. Combati-me a mim mesma para ser capaz de sair da minha carapaça e anunciar aquilo que o Amor de Deus operou na minha vida. Combato contra o tempo que é sempre pouco. Combato as dificuldades do dia a dia, a noite escura para que não me afastem de Deus. Combato as incompreensões e as injustiças dos outros que me poderiam levar a duvidar se o combate vale mesmo a pena. Sim, tenho tentado combater o bom combate da fé e muitos são os soldados que caminham comigo. Hoje iniciamos os encontros dos Grupos Bíblicos. A média de idades dos elementos é bocado elevada mas estes encontros fazem-me tão bem. Ainda me surpreendo com as partilhas, ainda me surpreendo com a riqueza que essas pessoas transportam dentro de si. Recebo muito mais do que aquilo que dou e o meu coração transborda de fé. É nesses momentos que sinto que estou a travar o "bom combate da fé".