domingo, 27 de maio de 2007

Deus Criador


"Deus criou, segundo as suas espécies, os monstros marinhos e todos os seres vivos que se movem nas águas, e todas as aves aladas, segundo as suas espécies. E Deus viu que isto era bom. (...) Deus fez os animais ferozes, segundo as suas espécies, os animais domésticos, segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra, segundo as suas espécies. E Deus viu que isto era bom." Gn 1, 21.25


Uma das minhas maneiras preferidas de rezar é através da observação da natureza. Encontro Deus na mais singela das flores, nas nuvens brancas do céu ou nas ondas do mar. Ontem, encontrei Deus nas aves aladas, nos animais ferozes e nos répteis da terra e percebi porque é que Deus viu que era bom. Fui visitar o Zoo de Lisboa. Vi Deus nos macaquinhos irrequietos, nos leões, nos jaguares, nas suricatas, nas aves coloridas, nos encantadores golfinhos e até nas iguanas e nas cobras. É impressionante como o poder de Deus tem imagens tão diferentes. Está presente no voo da águia, nos saltos do golfinho mas também na alegria das crianças e dos jovens da catequese que levámos a passear ao Zoo. Foi um dia diferente e espectacular.


Ainda bem que não deixaram morrer o Jardim Zoológico de Lisboa. Fiquei agradavelmente surpreendida quando vi que há inúmeras empresas que apadrinham os animais do Zoo bem como muitas pessoas a nível particular. Felizmente que ainda há quem se preocupe permitindo que continuemos a descobrir a beleza da criação de Deus no meio do bulício de uma cidade como Lisboa. Obviamente que não é só preservando os Zoo do mundo que se conserva a natureza. É preciso fazer mais. É preciso diminuir a poluição, travar a destruição dos habitats naturais de cada espécie, parar com a captura dos animais selvagens, fiscalizar a comercialização de animais selvagens... Com estas e outras acções podemos tornar o mundo melhor para todas as criaturas que o habitam!


Ah e parabéns ao Jardim Zoológico que faz, esta semana, a respeitável idade de 123 anos! Que continue a existir por muitos mais anos!

Sem comentários: