segunda-feira, 21 de maio de 2007

O que é que podemos fazer para tornar o mundo melhor?

Todos os dias, quando ligamos a televisão, somos invadidos por notícias terríveis, por tragédias, por desgraças. E não é só através da televisão que tomamos contacto com aquilo que vai mal. Se olharmos atentamente à nossa volta encontramos, por vezes, tantos males como os que a comunicação social nos traz. A atitude mais habitual é olharmos para o nosso umbigo porque o mundo é mesmo assim e nós somos insignificantes demais para o tentarmos mudar. Mas será que não há mesmo solução? Se fossemos capazes de levantar a cabeça para olhar à nossa volta!
Um dia passei por uma experiência tão profunda da presença de Deus na minha vida que me foi difícil aceitar que nem todos sentiam o mesmo que eu. Regressei dessa experiência (chama-se convívio fraterno) com uma vontade imensa de mudar o mundo. Como é óbvio não levei muito tempo a descobrir que iria ser mais difícil do que parecia. Senti-me desiludida comigo mesma e com os outros mas alguém me disse que a melhor maneira de mudar o mundo era começar por me mudar a mim, mudar a minha maneira de me relacionar com os outros e mudar as características da minha personalidade que me impediam de chegar aos outros. Se nos modificarmos podemos mudar o pedacinho de mundo que nos rodeia e assim tornar o mundo, nem que seja só um bocadinho, melhor!

4 comentários:

Paulo Costa disse...

É isso mesmo, Sónia! A revolução profunda e verdadeira começa dentro de nós. É uma revolução que parte de dentro para fora. Só assim se conseguem mudanças profundas, consistentes e transformadoras. Foi isso que Jesus nos ensinou. Não podemos transformar o mundo se não nos transformarmos a nós mesmos, em primeiro lugar. Uma transformação do coração, do íntimo, através do encontro com Jesus; duma relação íntima e pessoal com Deus.
Deixo-te este pensamento:"Quanto mais deixamos que Deus assuma o controle sobre nós, mais autênticos nos tornamos - pois foi ele quem nos fez. Ele inventou todas as diferentes pessoas que eu e tu tencionávamos ser (...) É quando me viro para Cristo e me rendo à sua personalidade que pela primeira vez começo a ter a minha própria e real personalidade." - C. S. Lewis

Fernando cezar disse...

Poxa mano isso foi profundo bem que poderia ter uma sociedade que protegeria a Humanidade. Depois que eu vi o filme 2012 eu chegava achar que um dia isso ia acontecer eu fiquei sentido essa e uma bela pergunta que eu me levanto da cama e me pergunto "O que é que podemos fazer para tornar o mundo melhor?"
Eu sou um Adolescente e ja pesso isso todos os dias eu tenho 15 Anos. Isso que eu sinto toda a manhã que eu acordo.

* * diariOo virtuaL * * disse...

pow gostei do seu blog, to fazendu um trabalho de escola sobre ''oq devemos fazer sobre um mundo melhor'' e o seu ponto de vista me ajudou e muito...bjinhuxx...

alexandre costa disse...

Muito bem Sônia assim como em seu coração está permeado por esse sentimento. Isso me faz refletir em em meio a tantas multidões existem pessoas que almejam e querem viver de uma forma harmoniosa. Eu compartilho de seus sentimentos e quero divulgá-lo