terça-feira, 25 de setembro de 2007

Será possível construir um mundo melhor?!



No início deste blog eu escrevia que as pessoas eram o melhor do mundo. Por vezes acontecem coisas que me levam a duvidar. Quando as pessoas se acham no direito de julgar os outros, quando falam sem se importar se estão a magoar alguém e quando estes acontecimentos se dão no seio daqueles que constituem o reino de Deus é triste. A Igreja é constituida por homens e mulheres com as suas qualidades e os seus defeitos e por isso a Igreja é o somatório do bom e do mau que existe em cada pessoa. As regras da Igreja são difíceis de entender pela maior parte das pessoas, é verdade. Há quem diga que a Igreja se devia adaptar às novas realidades. Eu não concordo. A Igreja de Cristo é a Igreja de Cristo. A Verdade é só uma. Cristo deu-nos um mandamento novo:"amai-vos uns aos outros" . Deus estará sempre com os seus filhos que sofrem, esta é a minha maior certeza. Aconteça o que acontecer, Deus estará sempre comigo... mesmo quando as pessoas deixam vir ao de cima o pior que têm e me magoam, Deus estará sempre comigo.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Ser farmacêutica...

Hoje, ao abrir a caixa do correio, deparei-me com esta mensagem num envelope:
"todos os dias a trabalhar por um MUNDO MELHOR"
Achei uma coincidência fantastática. Curiosa, virei o envelope para ver quem era o remetente daquela mensagem. A carta tinha sido enviada pela Ordem dos Farmacêuticos, a minha Ordem profissional. Realmente, é assim que eu vejo a minha profissão, uma maneira de tornar melhor o mundo dos utentes que cruzam a porta da farmácia onde trabalho. Às vezes já não sei se sou uma farmacêutica cristã ou uma cristã farmacêutica. Quando olho nos olhos dos meus utentes, olho como farmacêutica mas também olho como se tivesse Cristo na minha frente, "o que fizeres ao mais pequeno dos meus irmãos a mim o fizeste". É verdade que se trata do meu trabalho mas posso exercê-lo com mais ou menos zelo, com mais ou menos caridade, com mais ou menos amor, a escolha é minha. Eu escolhi viver a minha profissão como cristã, amando, acarinhando, tornando o mundo melhor para aqueles que se cruzam no meu caminho, para aqueles que chegam junto de mim à procura de algum conforto.

domingo, 9 de setembro de 2007

"Toma a tua cruz e segue-me"



Vou ausentar-me da blogosfera por alguns dias mas não podia deixar de comentar a Liturgia da Palavra desta semana. A Liturgia da Palavra desta semana é, simplesmente, sublime desde o Liro da Sabedoria, passando pelo testemunho de Paulo em relação à conversão do escravo de Filémon e terminando neste Evangelho que fala da entrega total a Cristo, "toma a tua cruz e segue-me". É muito mais fácil dizer que se é cristão mas sem fazer esta entrega total da nossa ida a Cristo. Quantos de nós são capazes de deixar tudo para seguir Jesus?

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Não conheço esta mulher mas este é, sem dúvida, um testemunho de fé na vontade de Deus, apesar do medo e da insegurança. Só quem acredita em Deus pode fazer uma oração assim.

domingo, 2 de setembro de 2007

Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado

Toda a Liturgia da Palavra se encaminha na direcção desta frase chave, «Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado». Nos dias que vivemos esta frase parece, sem sombra de dúvida, ridícula. Não falta quem se queira exaltar a si mesmo. O mundo olha para quem se destaca seja numa telenovela, nos negócios, no futebol, ou, até, num escandâlo de faca e alguidar. O mundo olha, também, cujo único motivo de glória é aparecerem nas festas certas, de preferência em frente de uma máquina fotográfica, pessoas que a única coisa que fazem é aparecer com joias e roupas que, provavelmente, nunca pagarão. Ninguém quer olhar para o pequenino, para aquele que sofre, nem mesmo para aquele que se apaga para que outros brilhem. Assim vai o mundo...




Depois de encontrar Jesus nesta mesa da Palavra e na Eucaristia, li um artigo surpreendente sobre alguém que viveu toda a sua vida humilhando-se, fazendo-se pequena com os mais pequenos, sobre alguém que viveu, como poucos, a verdade do Evangelho. Ela mesma, Madre Teresa de Calcutá, essa mulher pequena em estatura mas grandiosa aos olhos de Deus. Até agora era impossível, ao olhar para a sua obra e para a sua vida, imaginar que essa mulher tivesse tido, um dia, a mais pequena dúvida da presença de Deus na sua vida. A revista Visão desta semana publica um artigo da insuspeita revista Time sobre um livro em que se revela a correspondência trocada entre Madre Teresa de Calcutá e os seus confessores e superiores ao longo de 66 anos. Neste livro, com o título Mother Teresa: Come be my light (Madre Teresa: Vem ser a minha luz), revela-se uma vivência interior de sofrimento. Como tantos outros místicos, alguns considerados santos, Madre Teresa sentiu dúvidas, sentiu-se sozinha, sentiu que Deus a tinha abandonado, deixou de sentir a presença de Deus na sua vida. Madre Teresa experimentou aquilo que se chama a noite escura da alma, só que no caso dela durou cerca de 50 anos. Quem olhava para o seu sorriso ninguém poderia imaginar aquilo que a atormentava. Espero que o livro seja publicado em português. Para mim, estas revelações (feitas contra a sua vontade já que ela tinha pedido que os seus escritos fossem destruidos) ainda a tornam maior, mais grandiosa, mais digna de exaltação. Se já a admirava, agora ainda admiro mais porque se ela foi capaz de continuar a sua missão, o caminho que Deus escolheu para ela, mesmo quando deixou de O sentir presente na sua vida, isso prova-me que, realmente, Deus nunca a abandonou e que esta mulher é, verdadeiramente, santa.





sábado, 1 de setembro de 2007

Terá o mundo ficado melhor?!

Tenho escrito muito pouco por aqui. Podem-se estar a perguntar se o mundo ficou, assim de repente, melhor do que antes. Infelizmente isso não aconteceu. A verdade é que tenho andado tão entretida em organizar o meu mundo pessoal que tenho andado um bocadito distraída e não tenho reparado muito naquilo que se passa à minha volta! Vou tentar estar atenta e, depois, deixarei por aqui as minhas impressões! Que Deus fique sempre convosco! Ele é a fonte onde devemos beber para sermos pessoas melhores e, assim, construirmos um mundo onde valha a pena viver!