domingo, 17 de junho de 2007

Resposta ao desafio do Paulo Costa

Estou aqui para responder ao desafio lançado pelo meu amigo Paulo Costa do blog "Abrigo dos
Sábios", http://abrigodossabios-paulo.blogspot.com/. A resposta não vai ser fácil porque, ultimamente, tenho andado muito ocupada a descobrir os caminhos da net que nem tenho tempo para ler mas vou tentar.




Tal como o Paulo, o livro mais importante da minha vida é a Bíblia Sagrada. Cada vez que abro a Bíblia descubro sempre que aquelas palavras escritas há mais de 2 mil anos são para mim, fazem sentido na minha vida porque a Palavra de Deus ilumina o meu caminho. Há alguns anos que pertenço a um grupo bíblico e através dessa vivência tenho vindo a descobrir cada vez mais a beleza da Palavra de Deus. Duas frases ilustram a minha relação com a Bíblia: "A Bíblia nasceu da vida, a vida nasce da Bíblia" e "Menos palavra dos homens, mais Palavra de Deus".






"A Fórmula de Deus" de José Rodrigues dos Santos foi um dos últimos livros que li. O título e as críticas chamaram a minha atenção. Como mulher com formação científica e crente achei o romance deveras interessante porque tenta explicar a existência de Deus através de fórmulas matemáticas e físicas. Como se fosse possível explicar o inexplicável! Mas foi uma leitura que valeu a pena por me levar a olhar para o ritmo do universo. Valeu a pena. O autor leva-nos a entender que, seja qual for a maneira de cada um se relacionar com Ele, Deus é o mesmo para cristãos, judeus, muçulmanos e até budistas. Os caminhos podem ser diferentes mas conduzem todos ao mesmo lugar...




Outro livro que marcou a minha vida nos últimos meses foi "Depois do Inverno". Este livro trata um tema doloroso para mim porque passei por uma separação, por motivos alheios à minha vontade. Este livro reune testemunhos de esperança em caso de separação ou divórcio. Estes testemunhos resultam de reuniões de um grupo de oração e reflexão para separados/divorciados, La Casa, que existe em Itália na cidade de Bérgamo. Neste livro descobri pessoas que passaram pelo mesmo que eu, que sofreram o mesmo por terem tido um casamento fracassado. Nestas histórias de vida, encontrei a minha história e percebi que, embora se possa pensar o contrário, a Igreja não fecha a porta aos seus filhos que passam por dificuldades. A Igreja acolhe, no seu regaço, todos aqueles que sofrem. É um livro que transmite uma mensagem de esperança a quem acredita que, nas encruzilhadas do amor e da fé, após o Inverno pode sempre voltar a desabrochar a Primavera.






"A filha da minha melhor amiga" de Dorothy Koomson foi um livro que me tocou de maneira muito especial. É uma história de amizade mas também de traição. Kamryn e Adele são as melhores amigas até que Adele se envolve com o noivo de Kamryn e dessa relação nasce uma filha. A amizade interrompe-se até que Adele, perto da morte, implora a Kamryn que adopte a sua filha. Nesta história é posta à prova a força da verdadeira amizade e o valor do perdão tal como o amor que é necessário para se adoptar uma criança. A relação entre Kamryn e a pequena Tegan vai-se construindo de maneira enternecedora. Este livro tocou-me porque fala da amizade, do amor, do perdão e da dificuldade que enfrentam aqueles que embarcam na aventura da adopção.


A conversa sobre livros já vai longa e ainda podia durar mais mas vou só falar de dois pequenos livros que marcaram, e ainda marcam, a minha vida:



"Fernão Capelo Gaivota" de Richard Bach é sobejamente conhecido. Para mim é uma história de liberdade e de confiança. Se formos capazes de ultrapassar as nossas limitações e os nossos medos seremos capazes de alcançar os mais altos voos, "vê mais longe a gaivota que voa mais alto".Fernão aprendeu a voar e ensinou as outras gaivotas a voar mas, continua, a ensinar-nos a acreditar nos nossos sonhos e nas nossas capacidades.




"O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry é também sobejamente conhecido. O Principezinho ensina-nos a construir a amizade, "é o tempo que perdeste com a tua rosa que torna a tua rosa tão importante". O tempo que dedicamos aos nossos amigos é que os tornam pessoas especiais mas nunca podemos esquecer que somos responsáveis por aqueles que cativamos. A verdadeira amizade nunca acaba mesmo quando os amigos estão longe. O Principezinho deixou a sua rosa sozinha no seu pequeno planeta mas nunca se esqueceu dela. Este livro transporta-me para um tempo muito feliz e lembra-me as rosas que fui cativando ao longo dos anos.


Agora, se bem percebi, tenho que lançar o convite a três amigos. Então aqui vai:




  1. À beira mar ao pôr do sol (vanity) http://www.por-do-solabeira-mar.blogspot.com/


  2. No cimo da montanha (pe cl) http://nocimodamontanha.blogspot.com/


  3. Família de Nazaré (danilo) http://familianazare.blogspot.com/


4 comentários:

Paulo Costa disse...

Muito obrigado por teres respondido ao meu desafio. Gostei muito de conhecer as tuas últimas incursões pelo mundo dos livros. Dos livros que mencionaste li o "Fernão Capelo Gaivota" há muitos anos atrás e "O Principezinho", que é um dos meus livros predilectos.
Um abraço fraternal! Que Deus te abençoe!

Anita disse...

OLá linda boa noite. Obrigado pela visita e volta sempre que te apetecer, a porta está sempre aberta.
Dos livros que mencionaste li o Fernão Capelo Gaivota, o Principezinho, a Bíblia indispensável e o meu marido leu e gostou muito de A Fórmula de Deus.
Resto de boa semana.
Fica bem. Fica com Deus.
beijinhos suaves enviados em nuvens de algodão.
Anita (amor fraternal)

pe.cl disse...

Minha querida Sónia, gostei muito do teu desafio mas ando um pouco atarefado com o final do ano lectivo, vou tentar responder a este desafio logo que possa.

Beijinhos no coração.

. disse...

Olá Sónia!
Dos livros que mencionaste li o Fernão Capelo Gaivota, o Principezinho, a Bíblia e A Fórmula de Deus.
Gosto bastante de todos mas o ultimo que li foi a Fórmula, e gostei muito, gosto muito da maneira de como José Rodrigues dos Santos escreve, gostei do livro pela procura incessante de Deus... pois essa é uma procura que tento fazer a cada dia que acordo neste mundo belo, louco por vezes... mas criação de Deus!