
quinta-feira, 26 de julho de 2007
Quem encontra um amigo....

segunda-feira, 23 de julho de 2007
Sem palavras...

No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem por toda a vida escolar, enquanto outras podem ser encaminhadas para uma escola comum.Num jantar de beneficiência de Chush, o pai de uma criança fez um discurso que nunca mais seria esquecido pelos que ali estavam presentes.
Meu filho não se pode lembrar de factos e números como as outras crianças. Então, onde está a perfeição de Deus?"Todos ficaram chocados com a pergunta e com o sofrimento daquele pai, mas ele continuou:"Acredito que quando Deus traz uma criança especial ao mundo, a perfeição que Ele busca está no modo como as pessoas reagem diante desta criança.
"Então ele contou a seguinte história sobre o seu filho Pedro:
domingo, 22 de julho de 2007
"Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada." Lc 10, 42

Quantas vezes, no nosso dia-a-dia, somos como Marta? Atarefados, inquietos e perturbados com muitas coisas! Até nos serviços que exercemos na Igreja, somos assim, inquietos e perturbados, preocupados em que tudo sai perfeito. Fazendo demasiadas coisas ao mesmo tempo como se fossemos os únicos capazes. Não seria melhor, como Maria, sentarmo-nos aos pés de Jesus para escutar a Sua Palavra? Todo o serviço deve partir da Palavra. Não interessa fazer muitas coisas, exercer muitos serviços brilhantemente, se não conseguirmos enraizar a nossa vida na Palavra!
sexta-feira, 20 de julho de 2007
5 coisas que me marcam na pessoa de Jesus

- Capacidade de amar - Jesus amou de maneira incondicional. Amou a todos principalmente os mais pequenos e desfavorecidos da sociedade, os pecadores, os doentes, as crianças. Amou mesmo aqueles que lhe viravam as costas. De Jesus aprendi o verdadeiro significado do amor, «amai-vos uns aos outros como eu vos amei» e «ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos.»
- Capacidade de perdoar - Quando alguém perguntou a Jesus quantas vezes se devia perdoar: «Senhor, se o meu irmão me ofender, quantas vezes lhe deverei perdoar? Até sete vezes?» Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.», ou seja, não há limite para o perdão. Perdoar sempre... Jesus foi capaz de dizer, quando o estavam a crucificar: «Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem». De Jesus aprendi a perdoar.
- Misericórdia e Compaixão - Jesus compadecia-se de quem sofria, sofria com quem estava a sofrer como as irmãs de Lázaro, chorou com elas e ressuscitou Lázaro. Olhou para os cegos, os leprosos, os paralíticos e deu-lhes aquilo que tanto ansiavam, a cura de todos os males. Jesus mostrou-nos, pelas parábolas e pelos milagres, que ser misericórdioso e compassivo é muito mais do que ter pena. É sofrer com o outro mas estender-lhe a mão para aliviar o seu sofrimento. A certeza da misericórdia e compaixão de Jesus dá-me alento para aceitar os meus momentos de sofrimento e conseguir ultrapassá-los porque Ele está comigo.
- Natureza humana (Jesus) e divina (Cristo) - Jesus, Filho de Deus, aproxima-se dos homens tornando-se tão humano como qualquer homem. Jesus nasceu como nós, cresceu, foi traquinas, sorriu, divertiu-se, comeu, bebeu, chorou em tudo se assemelhou aos homens menos no pecado. Esta faceta tão humana de Jesus toca-me profundamente, Ele é Deus tendo sido homem e isso ainda o aproxima mais de mim. Jesus viveu como homem, emocionou-se como homem mas morreu e ressuscitou como Filho de Deus que era. E continua vivo, hoje.
- Actualidade - A mensagem de Jesus tem mais de 2000 anos mas está cada vez mais actual. Jesus falou para os homens do Seu tempo mas a sua mensagem é também para mim, hoje, em 2007. De cada vez que ouço uma passagem dos Evangelhos desperta-me para o momento que vivo. A mensagem de Jesus não era só para os apóstolos é para mim e para ti. Eu sou Zaqueu, Marta, Maria, samaritana, Pedro, Nicodemos, Tomé e até Judas. Eu encontro-me nos Evangelhos e tu, também, te podes descobrir por lá.
Tanto havia ainda para dizer sobre aquilo que eu sinto por ter deixado que Jesus fizesse parte da minha vida. Agora vou, também, lançar o desafio ao vento da blogosfera. Então desafio os bloggers:
Anita do Amor Fraternal
Pe. Tó Carlos do Pater In Manus Tuas
Catia do Ticho
Rui Santiago do Derrotar montanhas (para quando voltar das férias)
Peregrino de Deus do Ao ritmo de Deus
Estacionamento - Federação Portuguesa de Deficientes
Vi este video no blog "Ao ritmo de Deus" e, como diz, o peregrino de Deus dá que pensar! Será assim tão difícil percebermos que as nossas acções podem prejudicar os outros? Os deficientes já enfrentam tantas barreiras. Para quê criar ainda mais barreiras? Pensem nisso. Por um mundo melhor...
Jorge Palma - Encosta-te a Mim
Partilhar...os sorrisos, os sucessos, os livros preferidos, a música, a amizade, a vida. Esta música é a imagem da vida partilhada com os outros. Alguém partilhou esta música comigo. Agora sou eu que digo: "Encosta-te a mim"
quarta-feira, 18 de julho de 2007
As pessoas do Darfur também merecem um mundo melhor


As vítimas não são imaginárias. Asma vai apontando para as diversas figuras representadas no desenho e vai identificando uma a uma: primeiro o pai, depois o irmão mais velho e uma tia. Todos mortos. Todos assassinados quando, há quatro meses, as milícias atacaram as terras da família. Uma cena que se repete de forma assustadoranum território do tamanho de França.

terça-feira, 17 de julho de 2007
Piratas das caraibas 3 com excelente qualidade
Adorei! Mais uma vez me diverti com as aventuras com estes piratas tão diferentes! Jack Sparrow é impagável! Mas também há espaço para o romantismo de Will Turner e Elizabeth. Cenas espectaculares num filme excelente para quem está de férias! E a banda sonora também é óptima!
segunda-feira, 16 de julho de 2007
Parabéns, Amiga!

domingo, 15 de julho de 2007

Esta participação no festival de gastronomia também tem siso importante pela colaboração que a comissão tem tido por parte de inúmeros amigos, principalmente, paroquianos que têm dado algum do seu tempo em prol de uma causa comum. Nem sempre é fácil trabalharmos em equipa, somos todos muito diferentes mas tem valido a pena. Ontem quando regressava a casa às duas da manhã sentia o corpo moido mas tinha a alma ao pulos. Assim vale a pena o cansaço.
domingo, 8 de julho de 2007
As minhas sete maravilhas pessoais

- A certeza de que Deus me ama
- O amor da minha família, principalmente da minha mãe
- Os amigos que estão comigo em todos os momentos
- A comunidade onde me encontro com Deus
- Encontrar Deus criador nas pequenas flores do campo que encontro no caminho
- Ser capaz de me levantar mesmo quando a queda é dura e faz doer
- Conseguir ultrapassar as minhas próprias limitações para ser instrumento nas mãos de Deus




Estas são as minhas maravilhas. E as tuas quais são?
sexta-feira, 6 de julho de 2007
Hino à Amizade

quinta-feira, 5 de julho de 2007
Hino à vida

Ao entardecer de um dia de Verão, ouviu-se, pela primeira vez, o choro de uma criança! Lá fora ouviam-se os sons de uma festa popular, ribatejana. Soavam foguetes. Até parecia que se festejava aquele nascimento. Já passaram 33 anos... Este foi o início da minha vida, faço hoje, dia 5 de Julho, 33 anos, a idade que Jesus Cristo tinha quando morreu. Idade bonita, número simbólico. Confesso que o meu lado vaidoso tem andado preocupado com este aniversário, já começa a "pesar" um bocadinho mas, neste momento, no início do dia do meu aniversário não me podia sentir melhor. Hoje é o meu dia de celebrar a vida. Hoje é o dia de bendizer a Deus.
Te bendigo, meu Deus, pelos dois jovens que o amor uniu a ponto de se tornarem meus pais.
Te bendigo, meu Deus, pelos anos que tive o meu pai comigo, pelo amor imenso que nos ligava, por tudo o que aprendia com ele.
Te bendigo, meu Deus, pela minha mãe, essa mulher extraordinária, que me ajudou a crescer e a ser aquilo que sou hoje, sozinha.
Te bendigo, meu Deus, por todas as manhãs em que me sinto renascer.
Te bendigo, meu Deus, pelos momentos alegres que tenho vivido nestes 33 anos.

Te bendigo, meu Deus, pelas dificuldades que se têm atravessado no meu caminho.
Te bendigo, meu Deus, por todas as vezes que tenho caido e por me ter reerguido, com a Tua ajuda.
Te bendigo, meu Deus, por todas as pessoas que, num momento ou noutro, tem tido um lugar especial no meu coração.
Louvado sejas, Pai, pelo teu regaço onde aprendi a descansar nos momentos desesperados.
Louvado sejas, Pai, por estes 33 anos. A minha vida não tem sido fácil mas ainda bem que a vivi.
Louvado sejas, Pai, pela Vida, a vida verdadeira que me deste e continuas a dar a cada passo da minha caminhada na Tua direcção. Vale a pena viver.

Louvado sejas, Pai, pela Vida
quarta-feira, 4 de julho de 2007
Para que serve Deus?
