sexta-feira, 20 de julho de 2007

5 coisas que me marcam na pessoa de Jesus



O Paulo Costa do blog Conhecer e seguir Jesus fez-me mais uma provocação na forma de desafio. E eu não resisto a um bom desafio. Jesus Cristo faz, de tal maneira, parte da minha vida que já não me lembro como era antes, "não sou eu que vivo é Cristo que vive em mim". Por isso é tão difícil explicar por palavras como é que me deixei marcar por Jesus Cristo. Mas vou tentar:

  • Capacidade de amar - Jesus amou de maneira incondicional. Amou a todos principalmente os mais pequenos e desfavorecidos da sociedade, os pecadores, os doentes, as crianças. Amou mesmo aqueles que lhe viravam as costas. De Jesus aprendi o verdadeiro significado do amor, «amai-vos uns aos outros como eu vos amei» e «ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos.»
  • Capacidade de perdoar - Quando alguém perguntou a Jesus quantas vezes se devia perdoar: «Senhor, se o meu irmão me ofender, quantas vezes lhe deverei perdoar? Até sete vezes?» Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.», ou seja, não há limite para o perdão. Perdoar sempre... Jesus foi capaz de dizer, quando o estavam a crucificar: «Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem». De Jesus aprendi a perdoar.

  • Misericórdia e Compaixão - Jesus compadecia-se de quem sofria, sofria com quem estava a sofrer como as irmãs de Lázaro, chorou com elas e ressuscitou Lázaro. Olhou para os cegos, os leprosos, os paralíticos e deu-lhes aquilo que tanto ansiavam, a cura de todos os males. Jesus mostrou-nos, pelas parábolas e pelos milagres, que ser misericórdioso e compassivo é muito mais do que ter pena. É sofrer com o outro mas estender-lhe a mão para aliviar o seu sofrimento. A certeza da misericórdia e compaixão de Jesus dá-me alento para aceitar os meus momentos de sofrimento e conseguir ultrapassá-los porque Ele está comigo.

  • Natureza humana (Jesus) e divina (Cristo) - Jesus, Filho de Deus, aproxima-se dos homens tornando-se tão humano como qualquer homem. Jesus nasceu como nós, cresceu, foi traquinas, sorriu, divertiu-se, comeu, bebeu, chorou em tudo se assemelhou aos homens menos no pecado. Esta faceta tão humana de Jesus toca-me profundamente, Ele é Deus tendo sido homem e isso ainda o aproxima mais de mim. Jesus viveu como homem, emocionou-se como homem mas morreu e ressuscitou como Filho de Deus que era. E continua vivo, hoje.

  • Actualidade - A mensagem de Jesus tem mais de 2000 anos mas está cada vez mais actual. Jesus falou para os homens do Seu tempo mas a sua mensagem é também para mim, hoje, em 2007. De cada vez que ouço uma passagem dos Evangelhos desperta-me para o momento que vivo. A mensagem de Jesus não era só para os apóstolos é para mim e para ti. Eu sou Zaqueu, Marta, Maria, samaritana, Pedro, Nicodemos, Tomé e até Judas. Eu encontro-me nos Evangelhos e tu, também, te podes descobrir por lá.

Tanto havia ainda para dizer sobre aquilo que eu sinto por ter deixado que Jesus fizesse parte da minha vida. Agora vou, também, lançar o desafio ao vento da blogosfera. Então desafio os bloggers:

Anita do Amor Fraternal

Pe. Tó Carlos do Pater In Manus Tuas

Catia do Ticho

Rui Santiago do Derrotar montanhas (para quando voltar das férias)

Peregrino de Deus do Ao ritmo de Deus

1 comentário:

Cátia disse...

Ola Sonia,

Obrigada pela tua visita no ticho, e obrigada pelo desafio. Gosto de te ter sempre por lá... Passa mais vezes. Quanto ao desafio, será certamente respondido.. não sei se para já se daqui uns dias, mas não ficará certamente esquecido. Gostei muito das tuas respostas...

Gostei muito do teu post anterior... ou melhor nao gostei. Mas já tinha visto este video e pensava coloca-lo no ticho ou fazer uma "chamada de atençao" para este problema lá no meu cantinho...

Aproveito também para te convidar a passares num outro cantinho meu, aberto à pouco tempo, mas que é fruto de uma grande amizade feita a partir da blogosfera:
http://lacosqueperduram.blogspot.com/

Beijinhos