sábado, 30 de junho de 2007

Esta semana tenho andado pouco inspirada para escrever! Mas hoje, no blog Derrotar montanhas senti-me desafiada a responder uma pergunta: "Para que serve Deus?". Pergunta interessante, pensei eu. Já comecei a responder com um comentário nesse blog mas acho que vou reflectir mais (e já agora, melhor) sobre essa questão. Comprometo-me a dar uma resposta mais completa nos próximos dias.

Se alguém me quiser ajudar...

segunda-feira, 25 de junho de 2007

A Misericórdia de Deus num mundo de violência, para que o mundo seja melhor!

Todos os anos, por esta altura, participo no encontro nacional de grupos bíblicos. O encontro deste ano tocou-me de maneira especial. O tema foi "A Misericórdia de Deus num mundo de violência", tema extraordinário no mundo em que vivemos. Este encontro pretende ser, antes de mais, a festa da Palavra de Deus. Em Fátima encontram-se pessoas vindas de todos os cantos do país. Pessoas que, ao longo do ano, vivem um contacto próximo com a Palavra de Deus, que tentam levar aos outros esta Palavra que é actual, que desafia, que não foi só Palavra para os crentes do ontem mas que é Palavra de Vida para cada um de nós, hoje. Cada um de nós chegou a Fátima com a Bíblia na mão e o Deus da Bíblia no coração. Como dizia antes, este tema tocou-me de maneira especial. Diante dos meus olhos passaram imagens fortes de violência









Mas descobri que, apesar da fome, da guerra, da violência doméstica, do racismo, da violência sexual, no meio de todas estas dores surge um raio de esperança

Jesus Cristo, o filho de Deus Misericordioso, que ama o seu Povo e não o abandona na provação. Dizia o Papa João Paulo II, na Encíclica Dives in Misericordia: "O verdadeiro significado da misericórdia não consiste apenas no olhar, por mais penetrante e mais cheio de compaixão que seja, com que se encara o mal moral, físico ou material. A misericórdia manifesta-se com a sua fisionomia característica quando reavalia, promove e sabe tirar o bem de todas as formas de mal existentes no mundo e no homem (...) Crer no Filho crucificado significa "ver o Pai" significa crer que o amor está presente no mundo e que o amor é mais forte do que toda a espécie de mal em que o homem, a humanidade e o mundo estão envolvidos. Crer neste amor significa acreditar na misericórdia. "

Se nos deixarmos tocar pelo amor misericordioso do Pai e o soubermos em prática na nossa vida poderemos colaborar com Deus na construção de um mundo melhor.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Ainda sobre o amor


Amor no coração


A inteligência sem amor, faz-te perverso.
A justiça sem amor, faz-te implacável.
A diplomacia sem amor, faz-te hipócrita.
O êxito sem amor, faz-te arrogante.
A riqueza sem amor, faz-te avaro.
A docilidade sem amor, faz-te servil.
A pobreza sem amor, faz-te orgulhoso.
A beleza sem amor, faz-te orgulhoso.
A autoridade sem amor, faz-te tirano.
O trabalho sem amor, faz-te escravo.
A simplicidade sem amor, deprecia-te.
A oração sem amor, faz-te introvertido.
A lei sem amor, escraviza-te.
A política sem amor, deixa-te egoísta.
A fé sem amor, deixa-te fanático.
A vida sem amor... não tem sentido.




(Madre Teresa de Calcutá)

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Se eu não tiver amor nada sou...

"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos,se não tiver amor, sou como um bronze que soa ou um címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha tão grande fé que transporte montanhas, se não tiver amor, nada sou. Ainda que eu distribua todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, de nada me aproveita. O amor é paciente, o amor é prestável, não é invejoso, não é arrogante nem orgulhoso, nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita nem guarda ressentimento. Não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor jamais passará. As profecias terão o seu fim, o dom das línguas terminará e a ciência vai ser inútil. (...)Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor; mas a maior de todas é o amor."

1 Cor 13, 1-8.13


Esta é, para mim, a melhor definição de amor. Quando tudo se desmorona à nossa volta, é o amor dos que nos rodeiam que nos salva. A vida não tem sido fácil para mim. Tenho encontrado algumas pedras pelo caminho que vou conseguindo ultrapassar. Aqueles que me amam dizem que sou forte mas é o amor que me fortifica. O amor da minha mãe, o amor de toda a minha família, o amor dos amigos verdadeiros que sinto mesmo quando eles estão longe, e principalmente, o Amor de Deus que sinto em cada curva da estrada, em cada encruzilhada da vida. Por vezes, ao participar na Eucaristia, olho à volta para a minha comunidade e sinto um amor imenso. Nesses breves momentos, sinto que podia amar toda a humanidade. O Amor de Deus envolve-me, alimentando-me e fortificando-me. Desse Amor nascem todas as formas de amor que sinto, o amor - ágape (caridade), o amor - philos (amizade) e até o amor - eros (sensual). Só podemos sentir um amor pleno e verdadeiro quando o enxertamos no amor maior, o Amor de Deus. O amor é a minha rocha e a minha fortaleza.


Aqui fica uma mensagem sobre o amor. Parece-me que tenho que passar este desafio à frente. Então gostava que escrevessem sobre o amor:


Amor fraternal da Anita http://amorfraternal.blogspot.com/

No Cimo da Montanha do Pe.Cl http://nocimodamontanha.blogspot.com/

Ao ritmo de Deus do Peregrino de Deus http://aoritmodedeus.blogspot.com/

À beira-mar ao pôr do sol da vanity http://www.por-do-solabeira-mar.blogspot.com/

Derrotar montanhas de Shalom http://derrotarmontanhas.blogspot.com/

Porque até a + bela rosa contem espinhos ocultos da atrevida & rebelde http://desabafosdeumamenteperturbada.blogspot.com/

domingo, 17 de junho de 2007

Resposta ao desafio do Paulo Costa

Estou aqui para responder ao desafio lançado pelo meu amigo Paulo Costa do blog "Abrigo dos
Sábios", http://abrigodossabios-paulo.blogspot.com/. A resposta não vai ser fácil porque, ultimamente, tenho andado muito ocupada a descobrir os caminhos da net que nem tenho tempo para ler mas vou tentar.




Tal como o Paulo, o livro mais importante da minha vida é a Bíblia Sagrada. Cada vez que abro a Bíblia descubro sempre que aquelas palavras escritas há mais de 2 mil anos são para mim, fazem sentido na minha vida porque a Palavra de Deus ilumina o meu caminho. Há alguns anos que pertenço a um grupo bíblico e através dessa vivência tenho vindo a descobrir cada vez mais a beleza da Palavra de Deus. Duas frases ilustram a minha relação com a Bíblia: "A Bíblia nasceu da vida, a vida nasce da Bíblia" e "Menos palavra dos homens, mais Palavra de Deus".






"A Fórmula de Deus" de José Rodrigues dos Santos foi um dos últimos livros que li. O título e as críticas chamaram a minha atenção. Como mulher com formação científica e crente achei o romance deveras interessante porque tenta explicar a existência de Deus através de fórmulas matemáticas e físicas. Como se fosse possível explicar o inexplicável! Mas foi uma leitura que valeu a pena por me levar a olhar para o ritmo do universo. Valeu a pena. O autor leva-nos a entender que, seja qual for a maneira de cada um se relacionar com Ele, Deus é o mesmo para cristãos, judeus, muçulmanos e até budistas. Os caminhos podem ser diferentes mas conduzem todos ao mesmo lugar...




Outro livro que marcou a minha vida nos últimos meses foi "Depois do Inverno". Este livro trata um tema doloroso para mim porque passei por uma separação, por motivos alheios à minha vontade. Este livro reune testemunhos de esperança em caso de separação ou divórcio. Estes testemunhos resultam de reuniões de um grupo de oração e reflexão para separados/divorciados, La Casa, que existe em Itália na cidade de Bérgamo. Neste livro descobri pessoas que passaram pelo mesmo que eu, que sofreram o mesmo por terem tido um casamento fracassado. Nestas histórias de vida, encontrei a minha história e percebi que, embora se possa pensar o contrário, a Igreja não fecha a porta aos seus filhos que passam por dificuldades. A Igreja acolhe, no seu regaço, todos aqueles que sofrem. É um livro que transmite uma mensagem de esperança a quem acredita que, nas encruzilhadas do amor e da fé, após o Inverno pode sempre voltar a desabrochar a Primavera.






"A filha da minha melhor amiga" de Dorothy Koomson foi um livro que me tocou de maneira muito especial. É uma história de amizade mas também de traição. Kamryn e Adele são as melhores amigas até que Adele se envolve com o noivo de Kamryn e dessa relação nasce uma filha. A amizade interrompe-se até que Adele, perto da morte, implora a Kamryn que adopte a sua filha. Nesta história é posta à prova a força da verdadeira amizade e o valor do perdão tal como o amor que é necessário para se adoptar uma criança. A relação entre Kamryn e a pequena Tegan vai-se construindo de maneira enternecedora. Este livro tocou-me porque fala da amizade, do amor, do perdão e da dificuldade que enfrentam aqueles que embarcam na aventura da adopção.


A conversa sobre livros já vai longa e ainda podia durar mais mas vou só falar de dois pequenos livros que marcaram, e ainda marcam, a minha vida:



"Fernão Capelo Gaivota" de Richard Bach é sobejamente conhecido. Para mim é uma história de liberdade e de confiança. Se formos capazes de ultrapassar as nossas limitações e os nossos medos seremos capazes de alcançar os mais altos voos, "vê mais longe a gaivota que voa mais alto".Fernão aprendeu a voar e ensinou as outras gaivotas a voar mas, continua, a ensinar-nos a acreditar nos nossos sonhos e nas nossas capacidades.




"O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry é também sobejamente conhecido. O Principezinho ensina-nos a construir a amizade, "é o tempo que perdeste com a tua rosa que torna a tua rosa tão importante". O tempo que dedicamos aos nossos amigos é que os tornam pessoas especiais mas nunca podemos esquecer que somos responsáveis por aqueles que cativamos. A verdadeira amizade nunca acaba mesmo quando os amigos estão longe. O Principezinho deixou a sua rosa sozinha no seu pequeno planeta mas nunca se esqueceu dela. Este livro transporta-me para um tempo muito feliz e lembra-me as rosas que fui cativando ao longo dos anos.


Agora, se bem percebi, tenho que lançar o convite a três amigos. Então aqui vai:




  1. À beira mar ao pôr do sol (vanity) http://www.por-do-solabeira-mar.blogspot.com/


  2. No cimo da montanha (pe cl) http://nocimodamontanha.blogspot.com/


  3. Família de Nazaré (danilo) http://familianazare.blogspot.com/


sábado, 16 de junho de 2007

O milagre da vida
Por mais conhecimentos científicos que tenha continuo a achar que a vida é um milagre. Aliás, exactamente por saber como a vida surge é que eu considero a vida como um milagre. Se pensarem bem, como é que a união de duas pequenas células pode dar origem a algo tão belo e conplexo como um ser humano? Ao mesmo tempo a união dessas duas células é o reflexo de um acto de amor que uniu duas pessoas. Nos últimos dias anunciaram-me a próxima chegada de dois milagrezinhos, fruto do amor de pessoas de quem gosto muito. Já moram no meu coração. Já fazem parte das minhas orações.
Louvado sejas, Senhor, pelo milagre da vida e do amor. Que estas duas crianças cheguem ao mundo com muita saúde porque eu já sei que serão crianças muito felizes pois serão muito amadas. Eu, por mim, prometo fazer a minha parte.

domingo, 10 de junho de 2007

Portal Cristo Jovem: músicas on-line

Portal Cristo Jovem: músicas on-line


DESAFIO DE VIVER
Como mencionei no meu perfil, uma das minhas actividades é ser catequista! Para se ser catequista é preciso muita dedicação, muita paciência, muita fé e, principalmente, muito amor! E estas qualidades vão sendo cada vez mais necessárias à medida que os catequizandos vão crescendo. Aqui ao lado está a maior parte do meu grupo de catequese. Já não são crianças, são jovens curiosos, alegres e irreverentes. E é isso que torna cada dia de catequese num novo desafio. O catecismo deste ano tinha como título "Desafio de Viver". Excelente título para o catecismo do 9º ano porque é o que se passa na vida destes jovens, eles são constantemente desafiados a viver novas experiências, novos sentimentos, novos conhecimentos. E neste desafio entra, pela caminhada que têm feito, o desafio de viver à maneira de Cristo, amando à maneira de Cristo. Ao longo deste ano foram desafiados a conhecerem-se, a conhecer esse amor que vem de Deus aprofundando o significado dos mandamentos para chegarem ao mandamento maior, o Mandamento do Amor. A caminhada foi, por vezes, dura e complexa mas espero que tenha valido a pena, Pelo menos para mim valeu. Vou continuar a pedir a Deus que vele por todos vocês. Boas férias.

quinta-feira, 7 de junho de 2007


ABENÇOA, SENHOR, AS CRIANÇAS E OS JOVENS


Olha, Senhor, hoje, na minha paróquia houve festa. As crianças do 4º ano de catequese e os adolescentes do 6º ano fizeram a sua Primeira Comunhão e a sua Profissão de Fé, respectivamente. Nestes dias de festa lembro-me, sempre, das crianças e dos jovens que, ao longo desta aventura de catequista, Tu colocaste no meu caminho. Dou-te graças, Senhor, por aqueles que não te abandonaram e peço-te que abençoes aqueles que fomos perdendo pelas estradas da vida. Perdoa-me se fui pobre instrumento do Teu Amor e da Tua Palavra porque se alguém falhou fui eu porque Tu és infalível. Obrigada, Senhor, por me teres escolhido para este serviço pois do pouco que dei Tu multiplicaste e retribuiste-me mais do que aquilo que eu merecia. Tenho esperança de que, mesmo aqueles que se afastaram, não tenham esquecido que Tu és o Senhor, o Pai, o Amor... Tu mandaste-me semear, a colheita não é minha mas é Tua. Hoje, Senhor, peço-te por todos os pequeninos mas, especialmente, pelos mais novos da minha paróquia para que, mesmo que a chama seja pequenina, se deixem invadir pelo fogo do Teu Amor.